PARTE PRÁTICA:
​
1 - Pista: em terreno plano (gramados, praias, etc.) o aluno aprende a controlar o equipamento com os pés no chão, simulando a decolagem e os primeiros instantes do voo, é onde se desenvolve as técnicas neuromotoras e os primeiros contatos com o parapente.
​
2- Voos duplos: ao longo do curso, os alunos fazem voos duplos com o instrutor, em que o aluno pilota nos momentos adequados, aprendendo a manter a rota desejada, navegação, dinâmica de pilotagem além de como fazer a aproximação para o pouso;
3 - Voo de aproximação, onde o aluno decola junto com o instrutor no voo duplo simulando assim seu primeiro voo solo, fazendo a navegação, aproximação e pouso conforme as orientações do instrutor.
4 - Formatura: é o primeiro voo solo em rampa oficial.
Acompanhamento: nos primeiros voos o aluno deverá voar sob orientação do instrutor, através de briefings de decolagem e instruções por rádio quando necessário.
PARTE TEÓRICA
​
È composta por aulas distribuidas ao longo do curso prático. Os temas dessas aulas, são baseados na apostila do curso.
Curso Básico:
Apresentação do curso :
* Meteorologia
* Aerologia
* Aerodinâmica
* Prática de pilotagem
* Decolagem
* Navegação
* Aproximação/ pouso
* Cuidados com equipamento


Curso intermediário
​Aula 1: equipamento: características, homologações, materiais, regulagens, manutenção;
​
Aula 2: meteorologia II: tipos de nuvens, comportamento das massas de ar, microclimas, atividades térmicas, e aerologia
​
Aula 3: aerodinâmica e Prática de Pilotagem: permanência no lift e em térmicas, orelhas, acelerador, manobras de descida.
​
Aula 4: Colapsos e as manobras: como acontecem, como evitar e soluciona-las, o que é SIV, quando se faz e porque, acionamento do reserva e manobras de descida rápida, procedimento de emergência.
​
Aula 5: Parapente e modalidades derivadas do esporte, voos com passageiros, equipamento opcional. competições, organização, regulamentação e legislação do esporte com níveis de habilitação